VIAGEM AO SERTÃO DA BAHIA

A VIAGEM AO SERTÃO DA BAHIA É UMA OPORTUNIDADE PARA CONHECER O CORAÇÃO
DESSA TERRA RICA EM HISTÓRIAS

VIAGEM AO SERTÃO DA BAHIA

Há algum tempo eu tinha planejado uma viagem a Uauá, no sertão da Bahia. Originalmente pensei em parar para dormir em Caldas do Jorro, para os banhos medicinais, depois ir para Uauá – Capital do Bode 🐐 – e, na volta, passar em Monte Santo.

Parei para almoçar na feira de Santa Bárbara – Capital do Requeijão – e, às duas horas da tarde, já estava no Jorrinho. Refiz os planos. Passei em uma pousada, e por dez reais consegui alugar uma toalha e o direito a trocar de roupa. Uma hora de banho quente relaxa tudo e fica até difícil segurar o sono.

Resolvi dormir em Euclides da Cunha, na manhã seguinte começar o dia subindo o Monte Santo e depois seguir para Uauá. Por mais dois dias estarei no cenário da esquecida e relvada carnificina de Canudos, uma vergonhosa página da história da República brasileira.

Vale a pena pesquisar e ler sobre essas águas.

Uma coisa é ler e estudar “Os Sertões”, de Euclides da Cunha. Tão importante quanto é estar no Sertão, no município de Euclides da Cunha, andando pela memória já tão apagada e de muitos desconhecida.

O plano do dia foi executado. Começar pela feira livre de Euclides da Cunha..

No imaginário das crianças do meu tempo, tapetes voavam, velhas chatas, sogras e bruxas sobre essas vassouras também voavam.

1 thought on “VIAGEM AO SERTÃO DA BAHIA

  1. Magnífica ideia esta “Viagem com Aquino”.
    Buscar no interior do Brasil as razões deste povo e suas narrativas é tão necessário quanto impositivo e você o viajante inquieto a nos mostrar aquilo que nossa preguiça nos impediu de buscar. Estamos aguardando novas aventuras do nosso Gulliver dos sertões.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *