VIAGEM AO GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA – XI
VIAGEM AO GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA –
A HISTÓRIA DE IVORÁ
VIAGEM AO GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA – XI
Ivorá, município do estado do Rio Grande do Sul, de acordo com o censo do IBGE de 2022, possui uma população de 1.929 habitantes. Foi fundada em 9 de maio de 1988, desmembrada do município de Júlio de Castilhos.
A história de Ivorá começa em maio de 1883, quando José Manoel de Siqueira Couto, diretor da Colônia de Silveira Martins, iniciou a medição dos lotes coloniais que seriam destinados aos imigrantes italianos lá acampados.
Os problemas políticos e econômicos enfrentados pela Itália, associados à decisão imperial de colonizar e desenvolver a região fornecendo lotes de terra aos europeus, especialmente na segunda metade do século XIX, desencadearam um intenso processo de imigração de italianos para o Brasil.
No estado do Rio Grande do Sul, os italianos começaram a chegar a partir de 1870, instalando-se em quatro distintas Colônias de imigração.
As duas primeiras colônias surgiram em 1870 e foram denominadas Conde D’Eu e Dona Isabel, hoje, os municípios de Garibaldi e Bento Gonçalves. A terceira colônia, denominada Caxias, foi fundada em 1875, hoje município de Caxias do Sul.
A Quarta Colônia, hoje também Geoparque, é formada por nove municípios, entre eles, o município de Ivorá, colonizada a partir de 1883, por imigrantes oriundos das atuais regiões italianas do Veneto e Friuliv- Venezia – Giulia, recebendo inicialmente o nome de Núcleo Norte, por estar ao norte do núcleo da Colônia de Silveira Martins, hoje município de Silveira Martins.
Em 10 de maio de 1883, iniciou-se a medição dos lotes coloniais, sob o comando do Diretor da Colônia de Silveira Martins, Dr. Manuel José de Siqueira Couto, e, em 25 de setembro de 1883, chegou a Núcleo Norte o primeiro colonizador italiano, Valentino Zancan, acompanhado de sua esposa, Osvalda Bortolot, e de seus quatro filhos, Antonio, Luigi Giacobbe, Giuseppe Osvaldo e Angelo Luigi.
Já em 1884, o diretor Dr. Manuel Couto, ordenou também a divisão dos lotes urbanos da sede da colônia denominada então São José de Núcleo Norte. Seus primeiros moradores foram os comerciantes Primo Dall’ Aglio e João Stroili, bem como as famílias de Daniel Morandini, Boaventura Gaspar Coderini e José Dall-Ross.
Após algum tempo, a comunidade de Núcleo Norte passou a ser denominada de Nova Údine, em homenagem à cidade italiana de Údine, terra de muitos colonizadores. Em 1º de janeiro de 1939, a comunidade de Nova Údine passou à categoria de Vila, com o nome de Ivorá, sugestão dada pelo Instituto Histórico e Geográfico do Estado do Rio Grande do Sul, devido à participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, lutando contra a Itália. Ivorá é uma palavra de origem indígena, que significa Rio da Praia Formosa.
Em 2018 o município aprovou a língua chamada Veneto Brasileiro Talian como cooficial, junto com a língua portuguesa.
Monte Grappa de Ivorá.
Igreja Matriz de São José.
Prefeitura de Ivorá
Caminhões militares adaptados para Turismo pela Caminhos de Ivorá
Belíssimo trabalho, realmente gratificante
Parabéns Antonio. Maravilhoso e competente Trabalho. Organização, envolvimento e Coração. Ivorá e Quarta Colônia agradecem.