VIAGEM AO GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA – VIII

VIAGEM AO GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA –
MUITA HISTÓRIA E NOVAS AMIZADES

 

VIAGEM AO GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA – VIII

Cantina do Nito – Angelo Simonetti e Família. Fabricante de vinhos na Comunidade da Linha Simonetti. Fazem teatro só com artistas da Comunidade em dialeto Talian ou Friulano, originários da região de Údine Itália. O que caracteriza essa comunidade é a alegria, a pureza e as anedotas que contam.

Em uma das visitas com Ademir Cargnelutti a Faxinal do Soturno, na Linha Guarda Mor, no meio do caminho encontramos Galdino Zarantonelo, um jovem de 78 anos de pura simpatia, humor e jeito suave de levar a vida tão dura para quem é do campo.

Nossa Senhora do Monte Bélico, na comunidade de Val Veronês, município de Faxinal do Soturno, divisa com Silveira Martins. A comunidade é formada por Imigrantes italianos chegados de Verona Itália. Anualmente eles fazem uma grande festa de celebração, cujo prato típico é Sopa de Agnoline e Risoto de galinha caipira.

Nos acasos da vida, de forma inusitada, tive o privilégio de ser apresentado por Ademir a Wilson Leonardi, um homem que marcou época na Quarta Colônia com seus Programas de Rádio, suas apresentações e animações de bailes. Ele é natural de Dona Francisca, também na região do Geoparque da Quarta Colônia, chamada namorada do Jacuí. Sem fugir à regra, dizem por lá que a “fama” lhe subiu a cabeça e o sucesso poderia ter sido melhor aproveitado na sua terceira idade. Ele fez para nós um emocionante show particular, no mais impressionante cenário, tocando, cantando e representando um ébrio. Figuras simbólicas, emblemáticas desse imenso país.

Wilson Leonardi é, de muitas formas, a tradução da cultura, da tradição e da história do Brasil colonial, imigrado, povoado na força e na raça desse povo do planeta, apartado por nacionalidades mas todos da mesma e da única raça humana.

O lugar cenográfico que encontramos e o nosso indescritível anfitrião.

Dona Albertina e seus deliciosos biscoitos.

Minha casa em Ivorá, Professora Zélia e Professor Leônidas Belinaso.

 

Waldir, mais um que volta à terra natal para morar e investir.

Visitamos a casa de Fernando.  Ele foi prefeito de Ivorá por duas vezes. Formado em Farmácia e dono de farmácia, é uma figura diferenciada, um político em extinção.

Edson Moro, um dos agricultores da região que aposta na expansão do turismo local. Leandro Sarzi é o maior estimulador para que todos invistam na infraestrutura de recepção.

Luciane, proprietária da Cânion Turismo, em Cambará do Sul, uma das regiões com as mais belas paisagens de turismo de aventura e de natureza do Brasil.

Roberto Valdulga, filho do meu velho amigo Dom Cândido Valdulga, do Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. Frequentemente vou à região e acompanho o seu incrível crescimento, seja na área de turismo ou de novos negócios.

Rosa, nossa Guia no Instituto Cultural Brasil-Alemanha, de Agudo, e Leandro Gabbi, do Geoparque Quarta Colônia. Gentileza, profissionalismo e amor ao que fazem.

2 thoughts on “VIAGEM AO GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA – VIII

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *