VIAGEM AO GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA – II

VIAGEM AO GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA – SEGUNDA PARTE

VIAGEM AO GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA – II

Recanto Maestro está situada na região central do estado do Rio Grande do Sul.
A área é alvo de litígio entre as prefeituras de São João do Polêsine, Restinga Seca e Silveira Martins, sendo que existe o distrito de Recanto Maestro em São João do Polêsine e o distrito de Recanto Maestro em Restinga Sêca. Juntos estes dois distritos tem continuidade e identidade territorial.

A localidade é famosa por abrigar vários condomínios de luxo e os vários empreendimentos feitos pelo italiano Antonio Meneghetti, como a Antonio Meneghetti Faculdade, a Fundação Antonio Meneghetti e a Associação Brasileira de Ontopsicologia. Esta última produziu um filme intitulado Recanto Maestro: de um Local Abandonado a um Centro Internacional de Arte de Cultura Humanista, mostrando a evolução do distrito, desde o registro histórico sobre a imigração italiana até os dias atuais.

A primeira impressão é chocante. De repente, no meio da natureza singela do Rio Grande do Sul edificações suntuosas. É preciso muito andar, ler e conversar para tentar entender.

Contam por aqui que o criador do projeto Recanto Maestro, entre São João do Polêsine e Restinga Sêca, foi Antonio Meneghetti em 09 de fevereiro de 1988.

Após realizar uma palestra em Santa Maria, Antonio Meneghetti percebeu o potencial do lugar, mobilizou recursos privados e obteve o apoio dos órgãos públicos para fazer tudo isso que aqui existe. Ele faleceu em 20 de maio de 2013.

As Termas Romanas que existem no Recanto Maestro são propriedade de Roberto Argenta, considerado na região um expoente contemporâneo do pensamento empresarial de negócios.

A 265 km de Porto Alegre e 30km do aeroporto de Santa Maria, o complexo do parque termal tem uma área total de 150 hectares, com espaços verdes para atividades ao ar livre.

https://mosqueteirasliterarias.comunidades.net/a-historia-por-tras-do-recanto-maestro2

 

No meio do nada existe um lugar. Do nada algo acontece, pode ser tudo, pode ser nada, para alguns é muito, para outros é nada. O que faz sentido é pessoal, pois os sentimentos são absolutamente individuais, o resto é bando e manada…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *