VENTO ZONDA
VENTO ZONDA – OUE VENTO É ESSE?
VENTO ZONDA
Quando falei das condições inóspitas de vida na região de Mendoza, falei com base na minha experiência pessoal. Até então, eu não sabia nada sobre o vento Zonda. Uma das nossas Guias tocou no assunto e fui ler a respeito.
Zonda é um vento característico do oeste da Argentina que sopra em meados do ano. Proveniente do Pacífico, ele atravessa a região da Cordilheira dos Andes, caracterizado por sua alta temperatura, secura, poeira e intensidade, trazendo condições nocivas à saúde dos Mendocinos, gente que se adaptou às condições hostis dessa região do planeta. Trata-se de um vento que pode soprar por horas, com rajadas que chegam a 120 km/h e provocam danos às cidades e às fazendas, como queda de árvores, postes e fios de energia elétrica, até mesmo causando propagação de incêndios florestais.
Segundo o SMN – Serviço Meteorológico Nacional da Argentina, o vento Zonda tem efeitos no ser humano que são estudados pela chamada biometeorologia. A umidade relativa do ar pode chegar a 10%. O vento, muito seco e quente, pode causar alteração do ritmo cardíaco, irritabilidade, angústia e depressão, o que já foi documentado por diversos estudos em diferentes partes do mundo” – Metsul em 2021.