V EXPEDIÇÃO À SERRA DA CANASTRA – APRENDIZADOS II
AULAS PRÁTICAS DE ADMINISTRAÇÃO E SUCESSO!
V EXPEDIÇÃO À SERRA DA CANASTRA – APRENDIZADOS II
Durante três dias que passamos nas cidades de São Roque, Vargem Bonita e Capitólio, em Minas Gerais, tivemos aulas práticas intensivas e reais de soluções para alguns grandes desafios da Administração Moderna: Sucessão familiar; educação e formação de filhos; preservação patrimonial com modernização e ampliação; preservação de tradições e culturas seculares; harmonia familiar como base para o sucesso pessoal, empresarial e do grupo familiar.
Foram seis visitas com aulas práticas, exemplos, abordagem de todos os requisitos necessários para se alcançar os objetivos acima descritos, com um ingrediente raro de ser observado e alcançado pelas teorias modernas: Amor, Respeito, Gratidão no ambiente de trabalho.
A melhor forma de honrar um bom Mestre é ser um bom aluno. Foi um privilégio conhecer os atores e o cenários dessas histórias, essas imersões na cultura, na realidade requerem determinação, vontade e decisão. Ver, conhecer, aprender. Não é só ir, passar. Tem todo um planejamento, custos, renúncias, tempo. Não cabe pressa para quem quer conhecer e aprender.
Nas fazendas e nos empreendimentos na Canastra, no interior do interior de Minas, é comum ver exemplos concretos de pessoas de pouca escolaridade investindo profundamente na verdadeira educação dos sucessores, filhos bem criados honrando pai e mãe, famílias saudáveis e respeitáveis, tradições mantidas e gratidão exalando e sendo praticada.
A João Carlos Leite, Miguel Marcelio, Renata, João da Garça Branca, Zilomar, Hugo, Igor, Sophia e tantos outros com quem nos encontramos e tanto nos ensinaram, nossa gratidão.
Quem anda alcança, quem olha vê, quem escuta aprende. João nos recebeu em sua fazenda, nos contou pessoalmente a sua história, que se confunde com a história das cooperativas de crédito, dos queijos artesanais e do associativismo no Brasil. Aulas dos melhores professores.
Canastra não é só um tipo de queijo, são vários, mas todos da Canastra, de vários produtores, peças de arte de diversos artistas.
Boas Práticas, o segredo da qualidade de todos os produtos artesanais.
Cachoeiras, trilhas, mirantes, poços, pousadas, bares, restaurantes, queijos, doces, bolos, biscoitos…