UMA VOLTA NO URUGUAI – IV
UMA VOLTA NO URUGUAI – PARTE IV
UMA VOLTA NO URUGUAI – IV
O Uruguai, a leste do Rio Uruguai, costa atlântica da América do Sul, tem uma área total de 176.220 km² e um litoral de 660 km. A Bahia tem uma área territorial de 564.760,427 km², quase tres vezes o tamanho do país hermano e o litoral baiano estende-se por mais de 1.000 km de costa atlântica, onde fica a maior baía do país, a Baía de Todos os Santos e a terceira maior, a Baía de Camamu.
A Bahia tem uma população de 14.930.634 habitantes. A população atual do Uruguai e de 3.517.862 habitantes. Somente a cidade de Salvador chegou a 2.418.005 moradores no Censo de 2022.
Portanto, para quem conhece a Bahia toda, conhecer o Uruguai é um projeto modesto. Essa é a proposta desses dias.
Seguindo pela Rota 9, após atravessar a fronteira Brasil – Uruguai, chegamos a Punta Del Diablo, cidade costeira a 45 km do Chuy, na área de La Angostura, entre o Oceano Atlântico e a Laguna Negra, a poucos quilômetros do Parque Nacional de Santa Teresa.
As construções, a distribuição das ruas e casas, a chuva e o vento, o mar batido e de cor marrom dão sentido ao nome do lugar.
A exemplo de todo costa atlântica da América do Sul, no Uruguai, descendo no sentido sul, para chegar ao litoral basta virar a esquerda onde sempre se encontrará uma cidade, um distrito ou um vilarejo de pescadores e veranistas. Dá para imaginar como devem ficar no verão esses lugares agora desertos, frios e com muito vento.