UM PASSEIO PELA CIDADE DE VISEU

Nosso passeio pela cidade de Viseu foi muito agradável e instrutivo.

Em nosso passeio pela cidade de Viseu, visitamos a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da cidade de Viseu, freguesia de Coração de Jesus fica em uma das extremidade do Parque Aquilino Ribeiro, voltada para o Rossio – Praça da República e é da segunda metade do século XVIII.

A Porta do Soar corresponde a uma das sete portas das Muralhas de Viseu. Existem várias opiniões acerca da sua antiguidade, com a certeza de que pertencia à Baixa Idade Média, no século XV. É também conhecida como Porta de São Francisco, o principal elemento remanescente. Esta parte do pano, com o arco em ogiva, foi eixo importante para a circulação na cidade. Ali existe uma epígrafe do ano de construção do reinado de D. Afonso V de Portugal e um brasão com as armas nacionais.

No lado interior existe um nicho com São Francisco, tutelar da Porta, uma característica comum às principais entradas das fortalezas tardo-medievais. Todos os panos e portas referentes à antiga muralha, estão classificados como Monumento Nacional Português desde 1915.

Na Europa, a preservação e o cuidado com o patrimônio histórico decorrem de uma visão absolutamente diferente da nossa, brasileiros, do que seja antigo, velho, útil e importante.

A atitude dos idosos Europeus diante da vida, do avançar da idade, é exemplar. Não se percebe nos “velhinhos” do velho mundo a ideia de que a vida acabou, seja no campo ou nas cidades, enquanto lhes restam forças. Eles seguem fazendo de tudo.

Enquanto a vida existir há vida! Não é divina a atitude de desistir da vida, parar quando se pode seguir, ficar quando se pode ir, pedir quando se pode fazer… e foi assim que, nós, Orlando e eu, juntamos os anos, colocamos 139 anos na estrada, caminhamos juntos, trocamos experiências e conhecimentos, exercitamos respeito a diferenças, tolerância. Juntos construímos novos entendimentos de riqueza, de poder, de razões mais humanas e cristãs de viver!

Lembro bem quando, ainda criança, minha mãe me levou para ver uma fonte luminosa. Que encanto! Nos circos, a dança das águas luminosas. Em Viseu, na praça da Igreja de São Francisco tem duas, sempre ligadas. Com os belos jardins, as lindas árvores, bancos na praça, o local torna-se um maravilhoso ponto bem-estar e fonte de boas energias.

Mais que nunca, quero desejar às pessoas que aproveitem o que de melhor a vida pode oferecer e dar. Eis uma dica amiga: o Hotel Alvorada, no coração velho e novo de Viseu é excelente para conhecer a cidade e a região, um programa que pode, sem pressa, levar uma semana.

Daqui se faz a maioria dos passeios urbanos a pé. O parque da cidade ao lado, as praças e jardins em frente, os restaurantes, bares e lojas perto são um diferencial. Uma opção para quem só quer o hotel para dormir em boa cama e um bom banho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *