UM PASSEIO EM MORRO DO CHAPEU – VI

UM PASSEIO EM MORRO DO CHAPEU – CACHOEIRA DO FERRO DOIDO

UM PASSEIO EM MORRO DO CHAPEU – VI

Cachoeira do Ferro Doido – Morro do Chapéu. Chapada Diamantina – Bahia.

Monumento Natural da Cachoeira do Ferro Doido, patrimônio do planeta, área de proteção estadual situada em Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, está para ser vista, admirada, fotografada, sem nenhum controle, orientação, infraestrutura e sinalização de segurança ou informação para uso turístico minimamente responsável.

Criada por decreto estadual a área do Parque tem 400 hectares de rica flora e fauna vulneráveis à ação dos homens.

Os órgãos ambientais da Bahia descrevem que “o Monumento apresenta formações vegetacionais constituídas por florestas estacionais, campos rupestres e cerrado.
São muito comuns espécies de orquídeas, bromélias, melastomatáceas e malphighiáceas. A fauna apresenta algumas espécies ameaçadas de extinção, além da ocorrência do Colibri dourado, que é uma espécie endêmica na região”.

O acesso é aberto, simples trilha às margens da rodovia BA-052 a 18 quilômetros de Morro do Chapéu.

A queda d’água da Cachoeira é de 80 metros de altura, sendo um dos principais atrativos geoturísticos de toda a região. A trilha por cima é fácil, mas tem seus riscos, especialmente para crianças, jovens e adultos sem noção.  Em toda a Chapada é comum encontrar “gente” fazendo trilhas com roupas e calçados inadequados, e até mesmo pessoas sem condições físicas e com idade imprópria para acessar alguns lugares. Além dos precipícios, há risco de escorregar nos lugares molhados, com limo, pedras e mato. Uma simples queda naquelas condições é perigoso.

Para descer e fazer a trilha de acesso à parte baixa da Cachoeira, onde se encontram os lagos – bons banhos –  o grau de dificuldade e riscos são maiores, com descida e subida que exigem esforço considerado médio, por não ser muito longo o trajeto. Não recomendo fazer trilhas sozinho. É sempre aconselhável contratar Guias locais,  experientes.

O Cânion tem quase cem metros, mas a queda d’água aumenta ou diminui de volume de acordo com as chuvas, formando quatro cascatas. Além de ser um ponto de turismo de natureza, também é de esportes radicais, como o rapel.

1 thought on “UM PASSEIO EM MORRO DO CHAPEU – VI

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *