TRAGÉDIAS ANUNCIADAS

TRAGÉDIAS ANUNCIADAS FAZEM PARTE DA NOSSA HISTÓRIA

 

https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2023/01/29/malaria-pneumonia-desnutricao-contaminacao-por-mercurio-fantastico-mostra-a-tragedia-humanitaria-na-terra-indigena-yanomami.ghtml?utm_source=whatsapp&utm_medium=share-bar-mobile&utm_campaign=materias

 

TRAGÉDIAS ANUNCIADAS

Tragédia vem do Grego, tem tudo a ver com Teatro. É um substantivo feminino, dramático, que trata das ações e dos problemas humanos de natureza grave. Geralmente uma Tragédia termina com o personagem principal morto ou sem seus entes queridos.

Para os comuns mortais, tragédias são acontecimentos funestos, qualificados de terríveis. Tragédia significa desgraça, grandes males, fatos que causam horror e imensa dor. É sinônimo de adversidade, calamidade, catástrofe, desgraça, fatalidade, flagelo, infortúnio, revés.

Mas o que acontece na Amazônia com os indígenas Yanomami, como foi mostrado ao  público pelo Fantástico, da mesma forma que o que acontece no Rio de Janeiro e em Brasília, nas periferias das grandes e médias cidades brasileiras não são apenas Tragédias. São Tragédias previsíveis, anunciadas, consequência de péssimas políticas dos piores políticos, dos crimes impunes dos piores bandidos, das omissões dos cidadãos, da prevaricação dos piores funcionários públicos.

A “surpresa e a indignação” são cínicas ou frutos das ilusões fantasiosas dos que vivem fora da realidade.

Em muitos aspectos, o Brasil é uma Tragédia construída pelos Brasileiros. As mudanças passam por essa compreensão.

 

Antônio Carlos Aquino de Oliveira

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *