SUCESSO E RIQUEZA
SUCESSO E RIQUEZA
Um jovem amigo perguntou o que significa para mim riqueza e sucesso. Ele estava eufórico com as condições materiais e econômicas que tinha alcançado. Fiquei feliz ao saber das conquistas dele. Há tempos não nos encontrávamos.
Há diferenças de idade, experiências, formação, história, cultura e valores entre nós, mas há respeito e benquerer em nossa relação.
Com honestidade e sinceridade disse a ele que, para mim, as duas coisas significam a liberdade que cada um tem para viver do jeito que quer e gosta, pagando o preço das escolhas que faz.
Ressaltei que acho serem imorais todos os que buscam transferir suas responsabilidades pessoais, próprias e individuais, para outras pessoas; os que não assumem as escolhas que fazem e as consequências das suas atitudes.
Primeiro falei dos aspectos técnicos, econômicos, financeiros e sociais dos termos e que o essencial é cada um ser livre para entender e formar conceitos, acreditar no que quer e estabelecer valores.
Depois, disse que, para mim, sucesso é liberdade e independência, é saber manter relações livres e independentes, união a pessoas baseada em valores e sentimentos, respeito mútuo, ser autêntico, fazer o que gosta e encontrar a felicidade no que faz.
Expus a ele o entendimento de que riqueza para mim é saúde, é dormir bem, é bem-estar, é ter prazer e alegria no existir, é não estar livre de problemas e conflitos, mas viver na paz possível e desejada.
Independente de nossas vontades e direitos, todos nos julgam o tempo todo. É perda de tempo nos preocuparmos com isso.
Quem vê o meu sorriso não sabe das minhas lágrimas. Quem me viu bebendo, não viu os tombos que levei. Vivo sem ter vergonha de ser feliz, mas respeitando e assumindo quem eu sou. Estou em paz com isso.