SEGUNDA EXPEDIÇÃO AO VALE DO PATI

SEGUNDA EXPEDIÇÃO AO VALE DO PATI – ETAPA IV

 

Em nossa Segunda Expedição ao Vale do Pati utilizamos dois meios de transporte que foram fundamentais. É sobre eles que falamos aqui.

Seguindo os ensinamentos do Professor Orlando Marques, nessa Expedição ao Vale do Pati, contratamos apoio de um tropeiro amigo, Gilmar, para levar nossas coisas mais pesadas e desnecessárias às caminhadas diárias entre os pousos e o carro no início e fim do Trekking. As tropas foram o principal meio de transporte no meio rural brasileiro por séculos, e em alguns lugares, ainda são…

Como eu já havia dito na postagem anterior, aqui no Pati, em caso de acidente, o resgate é feito em lombo de mulas e burros, onde eles tem acesso. Esse animais são  o meio de transporte disponível para tudo por aqui. Portanto, fazer trekking no Vale do Patí requer consciência e muito cuidado.

Gilmar, Tropeiro Patizeiro, irmão do meu também amigo Tropeiro Antônio, Tôin, não anda montado, caminha tocando ou puxando seus animais. Assim, acreditamos que subindo e descendo pelo Vale, ele ande mais de 20 km por dia… Homens especiais!

Antônio, irmão de Gilmar e de D. Léa, dona de um dos pousos do vale, toca a tropa montado.

Nas nossas últimas expedições ou viagens de lazer ou conhecimento, adotamos a prática de alugar carro, geralmente adequado ao tipo de piso do trajeto e objetivos estabelecidos. A Localiza sempre nos dá preços bons e upgrade de categoria. O custo de locação e de combustível dividido pelos participantes é mais econômico do que usar carro particular de alguém.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *