SANTIAGO DE COMPOSTELA: FIM DO CAMINHO

Santiago de Compostela: fim do caminho que percorremos em nove dias.

Chegamos à Santiago de Compostela no dia 21 de maio, após nove dias de caminhada. A cidade fica no noroeste da Espanha e tem 97 858 habitantes. É cidade e município, o chamado “Concello” em galego. Capital da comunidade autônoma da Galiza,  Santiago faz parte da província da Corunha e da comarca de Santiago.

Santiago de Compostela é internacionalmente famosa como um dos mais importantes destinos de peregrinação cristã. Peregrinos de todas as partes do mundo enfrentam longas caminhadas em direção à sua famosa catedral, onde, acredita-se, esteja abrigado o túmulo de Santiago Maior, um dos discípulos de Cristo.

A Catedral de Santiago de Compostela é um templo católico e Sé da Arquidiocese.  Foi construída em estilo românico, entre 1075 e 1128, na época das cruzadas e durante a reconquista cristã do território dominado pelos mouros. Várias reformas lhe adicionaram elementos góticos, renascentistas e barrocos.

Chegar à Catedral de Santiago de Compostela, após uma caminhada de seis horas é um impacto. Eu, que conheço Aparecida, Lapa, Caravaggio, Bonfim e outras Igrejas pelo Brasil e o mundo, confesso que fiquei admirado. É um complexo religioso imenso e impressionante.

No dia seguinte à nossa chegada, após uma noite de descanso, retornamos à Catedral para a missa dos peregrinos. E assim, no clima da emoção que dominava todos o presentes, encerramos a nossa peregrinação.

As avaliações serão lentas e os aprendizados progressivos. As lembranças, eternas.

1 thought on “SANTIAGO DE COMPOSTELA: FIM DO CAMINHO

  1. Caminhei com você esses dias. Foi uma jornada leve, (a minha), de boa compreensão sobre os detalhes da viagem. Obrigado por nos proporcionar esse roteiro e compartilhar os bons momentos dessa desafiante empreitada.
    Pessoalmente, em breve, quero saber das dores, dos calos e das armadilhas da mente, essas coisas que colocam em xeque nossos objetivos.
    Parabéns pra você e seu companheiro Marques, meu quase xará, por nos proporcionar esse excelente relato.
    🙏

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *