REFLEXÕES E COMPARAÇÕES DE UM CIDADÃO DO MUNDO

Reflexões e comparações de um cidadão do mundo são inevitáveis durante suas viagens por outros países

Reflexões e comparações de um cidadão do mundo são mesmo inevitáveis, mas precisam levar em consideração várias questões. Comparar a Europa ao Brasil é o mesmo que comparar um Senhor relativamente bem sucedido e experiente de cem anos com um jovem de vinte e cinco anos em início de carreira, sem entretanto esquecer que, nesse caso, trata-se de um jovem um tanto mal educado e com muitos problemas.

Cabe também lembrar que, apesar de muito mais civilizados em muitos aspectos, os Europeus ainda são, como pessoas, tão primitivos e estúpidos, que em pleno século XXI colocam o mundo em risco com uma guerra absurda e criminosa.

É sempre bom visitar e ver que existem cidades sem favelas, sem violência urbana fora de controle, com água potável pronta para beber nas torneiras, com motoristas que respeitam regras de trânsitos, com plenas condições de circulação pelas cidades em segurança e sem riscos, jardins e praças públicas bem conservadas, seguras e úteis, livrarias, escolas e teatros… coisas básicas e simples que fazem imensa diferença na qualidade de vida de uma sociedade. Estamos longe do ideal nesses pontos.

Entendo que a civilidade, a limpeza e higiene das cidades, o saneamento básico, parques e jardins, mobilidade, arquitetura e organização urbanas têm relação direta com a saúde física das pessoas, mas também com a emocional e mental. Pensar cidades é pensar essencialmente em pessoas.

As capitais europeias, com o descontrole de migração e imigração, com os desequilíbrios e desajustes do mundo, estão complicadas, assim como algumas cidades de porte médio do velho continente, mas as cidades do interior ainda estão ótimas para se viver e passear. Nelas ainda existe o ar de civilização moderna e exemplar em muitos aspectos.

A beleza tem muitas faces e nuances, muitos formatos e feições, muitas traduções e interpretações, entretanto, todas elas só fazem sentido se trazem sanidade, saúde e alegria.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *