QUARTO DIA NO CAMINHO DE SANTIAGO

O quarto dia no Caminho de Santiago também amanheceu nublado e chuvoso.

Hoje 16 de maio, segunda-feira, às 8:00 partimos do hotel Casa da Capela para a quarta etapa do nosso Caminho Português a Santiago de Compostela.

Caminhar de capa de chuva, capa para mochila para evitar os problemas de gripe e roupas molhadas

Quanto entramos na parte fortificada de Valença percebemos a grandiosidade da fortificação e da história viva de Portugal.

Caminhando em ritmo constante e sem paradas, às 10 horas chegamos à zona urbana de Valença, última cidade portuguesa antes da Espanha. Na parte nova da cidade atravessamos o trecho mais mal sinalizado até agora.

Às 11 horas começamos a atravessar a ponte sobre o Rio Minho que separa Portugal da Espanha. A ponte de ferro que separa Valença de Tui, foi construída no século XIX baseada em desenhos de Gustave Eiffel.

Às 11:10 já estávamos na Espanha na cidade de Tui, um fantástico patrimônio histórico.

Às 11h30 finalmente chegamos ao Hotel “A Torre de Xundeu”, um casarão medieval do século XVIII.

Após o banho, avaliamos que fizemos 15,66 km em 3 horas. Foi a maior média de caminhada: 5 km/h, embora não seja essa uma meta ou indicador que nos preocupe ou motive.

Almoçamos Callos com Garbanzos e Chipirones a La Plancha (lulas no Brasil ou calamares em Portugal) e saímos para conhecer a cidade.

Convento das Clarissas

O centro histórico de Tui, vivo e conservado, é um patrimônio fantástico…

Capela de San Telmo.

Igreja matriz

Orla do Rio Minho com o embarcadouro

Passamos por florestas de Pinheiros em Portugal onde de colhe seiva das plantas com as quais se faz cola. Lembra como extraímos látex das nossas seringueiras no Brasil.

1 thought on “QUARTO DIA NO CAMINHO DE SANTIAGO

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *