OS ARREDORES DO PALACE HOTEL DO BUÇACO

Os arredores do Palace Hotel do Buçaco reservam belas surpresas a seus visitantes.

Nos arredores do Palace Hotel do Buçaco, encontramos belas atrações como a Mata Nacional do Buçaco – Bussaco na grafia antiga – ou Cerca do Antigo Convento dos Carmelitas Descalças, da Província de Portugal. É uma área protegida, localizada na serra do mesmo nome, na freguesia de  Luso, município da Mealhada.

 

Planejamos e fizemos a Trilha das Águas, na Mata Nacional do Buçaco. Mas eis que, na volta, descobrimos a linda Trilha da Via Crucis da Mata. Com uma extensão de cerca de três quilômetros, a Via Sacra do Bussaco é composta por vinte passos da Paixão de Cristo. É a única réplica real da existente em Jerusalém. Foi aberta por iniciativa de Manuel Saldanha, reitor da Universidade de Coimbra, em 1644. Inicialmente, as estações eram representadas por uma simples cruz de madeira. Mais tarde, em 1694 e 1695, essas estações rudimentares foram substituídas por capelas, por ordem de D. João de Melo, Bispo Conde de Coimbra.

No princípio, os passos eram representados por pinturas, mais tarde, por figuras toscas, de baixa qualidade. No final do século XIX, se pensou em reavivar a Via Sacra com figuras artesanais perfeitas, em cerâmica, encomendadas a Rafael Bordalo Pinheiro, porém o grupo de escultores nunca chegou a se instalar no Buçaco.

As imagens que atualmente ilustram os passos da Via Sacra são do ano de 1938, de autoria do artista, escultor ceramista, Costa Mota (sobrinho). São figuras em tamanho natural, feitas em barro cozido, que dão ao conjunto das capelas representativas da Paixão, grande equilíbrio e qualidade artística. Ao ver esse conjunto de esculturas, lembrei muito do trabalho dos meus amigos de Maragogipinho, na Bahia, e do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, também do Vale do São Francisco, em Sergipe, Alagoas, Bahia e Pernambuco.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *