O Reino dos Maiúsculos! – Por Antônio Carlos Aquino de Oliveira

Os respeitosos comentários dos amigos e leitores de meu último texto sobre os “humanos minúsculos” foram decisivos para este novo artigo, o outro lado da moeda.

Sempre tive profundo respeito pelas pessoas trabalhadoras, honestas e leais. Desde cedo aprendi que essas virtudes e valores não têm nenhuma relação com a cor da pele, crença religiosa, nome e sobrenome, gênero, escolaridade, cargo ou função, posição política ou social. Ser digno, honrado e sério é uma escolha pessoal que passa pelos ambientes e muitos outros fatores que contribuem para a formação do caráter e personalidade de uma pessoa.

Havia um tempo em que os valores mais elevados do comportamento humano e dos princípios civilizatórios eram reconhecidos, estimulados e até premiados.

São admiráveis os homens e mulheres, que com inacreditável força e coragem, vivem e sobrevivem do seu trabalho e renda, da mais valia que geram empreendendo, estudando, empresariando, mercando, plantando e colhendo, criando, ensinando e aprendendo.

A modernização e a tecnologia, a comunicação e a mídia trouxeram consigo avanços fantásticos, entretanto, na lógica humana das contrapartidas, trouxeram também distorções de todos os tipos e natureza, aberrações culturais e comportamentais.

Se antes a “boa fama” destacava pessoas nas comunas, tornava-as referências e exemplos, hoje, as novas lógicas de procedimentos e competitividade, os novos conceitos de sucesso e progresso, colocaram tudo que aprendemos em grave contestação e permanente choque.

A guerra entre as pessoas, movidas pelo radicalismo e pela intolerância política e religiosa, pelo preconceito de cor e gênero, ultrapassou os limites da sensatez, tornando a vida em sociedade complexa e tensa. Mas, os Maiúsculos resistem, sobrevivem, seguem. São os adultos, o maiores, os homens e mulheres de verdade que fazem a diferença na terra.

O bem estar proporcionado pela paz de consciência que o bom caráter traz é único, acessível a todos, escolha de muitos. O bem dormir dos que cumprem os seus deveres e obrigações é fonte certa de saúde física e mental.

Maiúsculos são pessoas grandes, gigantes, maiores, aquelas que pagam as contas e honram seus compromissos, bancam o custo da sinceridade, respeitam a verdade, assumem sem medo as consequências das suas escolhas. Admiráveis são os que reconhecem nos livros e no conhecimento o caminho da liberdade e da independência, que pagam com sacrifício e esforço o desafio de tão edificante escolha, o saber!

Merecem respeito os que trabalham por si, pelos seus e para todos, pelo seu país, pelas empresas e negócios, pela família. Maiúsculos são os que educam, formam e bem informam, vão muito além do criar, do falar, do pensar.

O mundo é mundo graças aos Maiúsculos, aos gigantes da Educação, da Política, do Serviço Público e da Iniciativa Privada, da Saúde, da Economia e da Administração. São verdadeiros profissionais de todas as áreas, os dignos trabalhadores os que merecem respeito e admiração. Para eles tiramos o chapéu e manifestamos nossa gratidão.

No campo ou nas cidades, nas residências, nas empresas, nas indústrias, no comércio, no serviço público e setor privado, são os Maiúsculos que fazem acontecer, que seguram a onda e fazem a diferença.

“Eu acredito é na rapaziada que segue em frente e segura o rojão como…” – Gonzaguinha.

Antônio Carlos Aquino de Oliveira, Colunista, Falando Sério

 

 

 

 

Antônio Carlos Aquino de Oliveira

Administrador, Consultor, Palestrante e Empresário do setor de publicidade

2 thoughts on “O Reino dos Maiúsculos! – Por Antônio Carlos Aquino de Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *