IMERSÃO NA CHAPADA DIAMANTINA
PASSANDO POR MUCUGÊ EM MAIS UMA IMERSÃO NA CHAPADA DIAMANTINA
IMERSÃO NA CHAPADA DIAMANTINA
Ando cada mais atento à beleza por onde ando. Na natureza, ela é farta e generosa, exercita a curiosidade e a atenção. Nunca havia visto uma Flor de Copo de Leite, natural, com “dois palmos” de tamanho.
Quem anda vê, quem presta atenção, enxerga.
Para os que acreditam, a Flor Copo de Leite significa pureza, tranquilidade e calma. É justamente por conta de seu significado que é uma flor muito utilizada para compor a decoração para os que desejam ter um ambiente repleto de paz.
Segundo Paulo Santana, meu amigo, irmão e jardinista, Zantedeschia Aethiopica é uma planta com flor que pertence à família Araceae. É muito utilizada como planta ornamental e comercialmente produzida como flores de corte, conhecidas também, além de copo-de-leite, por jarro ou boca-de-jarro.
A Chapada, o Sertão está molhado pelas chuvas, encharcado, rios, açudes e cachoeiras cheias, perigosas. Mas tá tudo “num verde de dar gosto”.
Nas estradas e trilhas estão registradas as marcas das tragédias dos incêndios florestais nas árvores e arbustos esturricados, calcinados, nos poucos pássaros que se ouve e nos animais que não se vê.
No espírito que se renova, entendi nessa imagem os sentidos da morte, da vida, da ressurreição e da perpetuação.