FRAGMENTOS DE REFLEXÕES

FRAGMENTOS DE REFLEXÕES

 

FRAGMENTOS DE REFLEXÕES

Com um seleto e pequeno grupo de pessoas que gostam de pensar livremente diariamente troco informações. Quando eles e elas me mandam cartões ou vídeos, eu leio e assisto com atenção e depois compartilho com as minhas reflexões sobre a provocação.

Entre nós não há cobranças, censuras, qualquer tentativa de ter um ponto de vista predominante, de ensinar o que quer que seja a quem já sabe muito, com formações e culturas diferentes. Esses exercícios nos permitem ver com outros olhos o que os nossos olhos não enxergam. Muitas vezes, uma frase, ou uma música com sua letra, um pensamento, chega na hora certa para o outro, acende luzes, e nessas horas tudo ganha um sentido especial.

Resolvi colocar alguns desses fragmentos no viagenscomaquino.com, meu arquivo digital de coisas que penso serem úteis, sem nenhum propósito além de que seja bom para quem lê e ouve.

Educar é preparar pessoas para viverem, conviverem e sobreviverem no mundo real. Nunca foi e nunca será colocá-las em frágeis e imagináveis bolhas que um dia irão explodir e machucá-las. A verdadeira proteção que se pode dar a um descendente é uma boa educação e os mais elevados valores.

Coragem tem o sentido mais nobre da bravura, da intrepidez. É firmeza de espírito para enfrentar situações difíceis, é determinação e disciplina para superar problemas. O oposto de coragem é covardia.

 

O Que É, o Que É?

Eu fico com a pureza da resposta das crianças, é a vida, é bonita e é bonita.

Viver e não ter a vergonha de ser feliz, cantar, e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz.

Ah, meu Deus! Eu sei, eu sei que a vida devia ser bem melhor, e será!

E a vida, e a vida o que é, diga lá, meu irmão? Ela é a batida de um coração ou ela é uma doce ilusão?

E a vida, ela é maravilha ou é sofrimento? Ela é alegria ou lamento? O que é? O que é, meu irmão?

Há quem fale que a vida da gente é um nada no mundo, é uma gota, é um tempo que nem dá um segundo. Há quem fale que é um divino mistério profundo. É o sopro do criador numa atitude repleta de amor.

Você diz que é luta e prazer, ele diz que a vida é viver. Ela diz que melhor é morrer, pois amada não é e o verbo é sofrer. Eu só sei que confio na moça e na moça eu ponho a força da fé. Somos nós que fazemos a vida, como der, ou puder, ou quiser.

Sempre desejada, por mais que esteja errada, ninguém quer a morte, só saúde e sorte.

E a pergunta roda, e a cabeça agita. Eu fico com a pureza da resposta das crianças, é a vida, é bonita e é bonita.

Viver e não ter a vergonha de ser feliz, cantar a beleza de ser um eterno aprendiz. Ah, meu Deus! Eu sei, eu sei que a vida devia ser bem melhor e será, mas isso não impede que eu repita, é bonita, é bonita e é bonita!!!!

Luiz Gonzaga Júnior

Hoje, sentados no tempo passado e nas experiências vividas, concluímos que todos os discursos que ouvimos, que lemos a até os que proferimos, estavam cheios de interesses, repletos de conveniências, de razões pessoais ou dos nossos grupos, famílias, que nunca serão coletivas, nunca unirão a todos. Assim são as religiões, as ideologias, os governos e as políticas: inclusos e excluídos, conveniências, interesses, jogos e fantasias, enredos, papéis de atores e figurantes, todos passageiros. Assim são as engrenagens dos sistemas, desde sempre e por todo o sempre. Daí nascem as ilusões, os devaneios, os sonhos, as utopias, os anestésicos existenciais, as fugas do presente, das realidades concretas e imaginárias.

Todos nós temos nossos inconfessáveis segredos que, se confessados, segredos deixariam de ser. Segredo só existe em um e são histórias muito caras.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *