EXPEDIÇÃO AO MONTE ACONCAGUA – CAPÍTULO IV
EXPEDIÇÃO AO MONTE ACONCAGUA – CAPÍTULO IV
EXPEDIÇÃO AO MONTE ACONCAGUA – CAPÍTULO IV
Hoje se encerra o segundo dia e começa a nossa terceira noite em Mendoza, antes de iniciarmos a nossa Expedição de 3 dias e duas noites entre os Campos de Confluência e Plaza Franzia, na base do monte Aconcágua.
Deixamos nossas mochilas grandes para serem levadas pelas tropas de apoio e tivemos a última reunião com os Guias antes da Expedição.
Decidimos ir ao Cerro de La Glória andando, para manter os músculos e os pulmões acordados. Meu erro foi esquecer o protetor solar e o boné.
Caminhamos, com direito a ascensão até 980 m., 9,5 km, sob o sol desse clima de deserto e com calor de 33⁰, atravessando todo o Parque General Sam Martín, passando pela Universidade de Mendoza, pelos bairros e suas diversas construções.
O Cerro de La Glória tinha o nome original, “Monte Pilar” mudando para o nome atual por decreto em 30 de janeiro de 1913. No alto do monte está o fantástico Monumento – Morro da Glória – em homenagem à vitória do exército do general José de San Martín, que atravessou a cordilheira dos Andes, entre os dias 12 de janeiro e 8 de fevereiro de 1817, e venceu as tropas espanholas que resistiam à independência Argentina. Após a histórica vitória sobre os espanhóis, San Martín tornou-se um dos heróis e promotores da Independência do Peru e do Chile. Uma história que vale a pena ser conhecida. De modo geral, os povos latinos reverenciam muito pouco os seus antepassados.
As maravilhosas esculturas são do uruguaio Juan Manuel Ferrari. São de uma força e energia inacreditável para quem se transporta à época na reprodução das imagens.
Belíssimas fotos das esculturas.
Bom dia Carlinhos. Sei que realizou várias expedições, essa me parece ter sido à mais rica no que diz respeito à cultura e monumentos do em torno. Bom proveito e breve retorno Irmao.