EXPEDIÇÃO AO GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA II
EXPEDIÇÃO AO GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA II
EXPEDIÇÃO AO GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA II
De 23/07/2023 até 30/07/2023 acontece em Vale Vêneto o Festival Internacional de Inverno.
O Festival Internacional de Inverno da UFSM teve início em 1986, tendo por objetivo favorecer o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da atividades musicais num ambiente de integração com a sociedade. Assim, diante do potencial turístico da região da Quarta Colônia de Imigração Italiana e do interesse da comunidade de Vale Vêneto em promover o resgate de suas origens surgiu uma parceria que até hoje se mantém. A comunidade de Vale Vêneto idealizou a Semana Cultural Italiana e desde então a Universidade Federal de Santa Maria, a comunidade de Vale Vêneto e a Prefeitura de São João do Polêsine têm sido parceiras na promoção dos dois eventos, contando ainda com a colaboração da University of Georgia, Estados Unidos.
Nesses 38 anos de existência, além de alunos brasileiros vindos de diversos estados, o Festival teve também a participação de alunos da Argentina, Uruguai, Bolívia, Paraguai, Costa Rica, Estados Unidos e Alemanha, os quais tiveram a oportunidade de estudar com renomados professores. Neste mesmo período, inúmeras Escolas de Música e Universidades da Europa, Estados Unidos, Oriente Médio e América Latina estiveram representadas no Festival, através de seus professores que realizaram recitais e ministraram oficinas.
Museu de Vale Vêneto
O surgimento do Museu nasceu da preocupação dos moradores em oferecer ao presente e ao futuro a história e a lembrança dos seus antepassados. Assim nasceu o Museu do Imigrante Italiano, considerado o maior acervo histórico e cultural italiano do Rio Grande do Sul. Recebeu o nome do Padre João Iop e foi fundado em 1975, por Eduardo Marcuzzo, por ocasião do Centenário de Colonização Italiana no Estado. O Museu guarda um acervo de mais de três mil peças, mostrando objetos de Lavoura, móveis da época, roupas, acervo esse doado e mantido pela Associação Cultural do Imigrante.
Os primeiros pontos turísticos do Vale Vêneto são a Igreja Matriz de Corpus Christi, o Museu do Imigrante Italiano, a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, diversos monumentos e os dois primeiros estabelecimentos de ensino.
Merece destaque o Calvário criado em 1913 com as 14 estações, que contam o Martírio de Jesus Cristo, e a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, que nasceu de uma promessa feita pelo Padre Pedro Bottari, em 1941, em virtude das fortes chuvas que provocaram o desmoronamento de terras e rochas.
O Vale Vêneto oferece principalmente três pontos considerados de visita obrigatória:
A gruta de Nossa Senhora de Lourdes, encravada no flanco da montanha, à beira da estrada que desce a Silveira Martins, construída no ano de 1942, pelo padre Pedro Luiz Bottari, após a terrível enchente que desabou toda uma aba do monte, ameaçando soterrar o colégio das Irmãs.
O Calvário, com suas 14 estações, de cujas alturas se desfruta uma vista panorâmica da vila.
O Museu Histórico do Imigrante, contendo verdadeiras relíquias, trazidas da velha Itália.