Expedição 3 Picos – Cordilheira do Espinhaço – VIII
Expedição 3 Picos – Cordilheira do Espinhaço – VIII
Expedição 3 Picos – Cordilheira do Espinhaço – VIII
Fizemos a ascensão ao Pico de Itobira no dia 07 de março de 2024. Saímos de Rio de Contas às 8:00 e às 9:15 chegamos ao local de deixar o carro após percorrer 26 km de estrada de chão.
Às 9:30 iniciamos o trekking em direção ao Cume onde chegamos ao meio dia. Do alto dos seus 1.970 metros pudemos contemplar a fantástica cadeia de montanhas que formam a Serra do Espinhaço na região.
Calculamos que são 10 km de caminhada e escalada para ir e voltar ao Cume. Às 16:55 estávamos de volta ao ponto de deixamos o carro e às 18:00 chegamos a Rio de Contas após 26 km de estrada de chão.
As três maiores montanhas do Nordeste – Picos – estão entre Rio de Contas – Abaíra – Piatã e fazem parte da Área de Proteção Ambiental da Serra do Barbado. Se as matas da região, os campos de montanhas, as rochas e pedras e a incrível biodiversidade de plantas nos encanta, quase não se vê animais, exceto poucos pássaros.
Creio que as queimadas constantes tenha relação direta com a situação.
Diferente de Lençóis, Mucugê e o Vale do Capão, Rio de Contas ainda tem baixa demanda de turistas nas trilhas e isso me agrada muito mais. Quando o pessoal descobrir isso, virão os benefícios e as consequências dos destinos de alta demanda.
Em cinco dias nas trilhas de Rio de Contas, só encontramos grupo de pessoas uma única vez, no caminho da Cachoeira dos Cristais e Lavras Velha.
Que maravilha Carlinhos!