Expedição 3 Picos – Cordilheira do Espinhaço – VI

No dia 06 de março de 2024, após percorremos 38 km de carro e 13 km de trekking e escaladas, para ir e voltar, saindo do hotel as 08:00 e regressando as 18:00, alcançamos o cume da Serra das Almas, o 3⁰ Pico mais alto do Nordeste.

Quando atravessamos os gerais do Vale do Queiroz, começamos as ascensões ao cume do Pico das Almas de forma gradativa e com desafios renováveis. Ao subir de um pico menor, surge uma nova parede íngreme, igual ou maior, assim sucessivamente até a quarta e final que dá acesso a cume. Os pássaros e as borboletas nos saúdam. O silêncio absoluto é rompido às vezes pelo som das por nossas respirações. Cada um acomodado no seu canto, faz a sua viagem dentro da viagem, descansa como pode.

Tomamos café as 7:00, saímos do hotel às 8:00, às 9:00 iniciamos o trekking, às 10:00 chegamos a pontos das ascensões e escaladas. Ao meio dia chegamos ao cume do Pico das Almas.

A exemplo da “caixa d’água” que é a Serra da Canastra, a Serra das Almas tem a mesma função e importância de ser grande produtora de água e formadora de grandes rios, como rios Brumado, Paramirim e Taquari.

Nos três dias de trilhas e trekking que fizemos nos Picos, Montanhas e Cachoeiras da Serra do Espinhaço em Rio de Contas, impressiona a ausência de fauna e a capacidade regenerativa da flora.

Repito a quem quiser aprender: Não existe trilha fácil na Serra do Espinhaço ou nas Chapadas do Brasil. Trilhas fáceis são as urbanizadas, as preparadas pelos operadores para assim serem. Aquelas em que há conforto e infraestrutura. As demais têm risco e exigem esforço dos mais diferentes graus.

O “Portal” é a marca registrada da Serra das Almas. Cada um interpreta, com base nas crenças que tem, o seu significado.

Nas trilhas da vida aprendemos a remover ou contornar as pedras dos caminhos. Assim foi é é será…