EXPEDIÇÃO 3 PICOS – CORDILHEIRA DO ESPINHAÇO

EXPEDIÇÃO 3 PICOS –  CORDILHEIRA DO ESPINHAÇO
TRECHO CHAPADA DIAMANTINA

Período:

27 de maio a 04 de junho.
09 dias e oito noites.

Cidade base:
Rio de Contas – Bahia.

Saída de Salvador para Rio de Contas dia 27 de maio (sábado).

Retorno de Rio de Contas: dia 04 de junho (domingo)

PROGRAMAÇÃO:

Trekking:

Dias 29 e 31/05 e 02/06.

29.05 (segunda-feira): Pico das Almas
31.05 (Quarta-feira): Pico do Barbado
02.06 (Sexta-feira): Pico de Itobira

Passeios em Rio de Contas:

28, 30/05 e 01, 03/06

Sítio urbano-histórico, Cachoeira do Fraga, Mato Grosso, Bananal, Fazenda Vacaro – Cachaça Serra das Almas, Barragem, Livramento de Nossa Senhora. Gastronomia.

29.05 (segunda-feira):

O Pico das Almas, localizado na Serra das Almas, marco divisor dos municípios de Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas, na Chapada Diamantina, região central do estado brasileiro da Bahia. É o terceiro ponto mais elevado da Região Nordeste do Brasil, com 1.958 metros de altitude.

A vegetação da Serra é do tipo campo rupestre, que ocorre em altitudes acima dos 900 metros. A serra é referência florística, devido à ocorrência de espécies endêmicas de orquídeas, além de espécies de plantas carnívoras.

A Serra das Almas tem importância turística e de biodiversidade única. Com base nesse valor foi criada, através da Portaria 72, de 30 de junho de 2014, a Reserva Particular do Patrimônio Natural da Serra das Almas, uma área de proteção da categoria reserva particular do patrimônio natural (RPPN), com 263,56 hectares.

Dia 31.05.23 (Quarta-feira):

O Pico do Barbado é o pico mais alto do Nordeste brasileiro, com 2 033 metros de altitude.

Está localizado no limite entre os municípios de Rio do Pires e Abaíra, na Bahia.  É uma formação geológica de rara beleza e se encontra na Área de Proteção Ambiental da Serra do Barbado devido a sua exuberante riqueza botânica. É parte integrante da Chapada Diamantina.

02.06.23 – Sexta-feira:

O Pico do Itobira é um dos pontos mais altos da Bahia, com 1.970m de altitude.

Está localizado no município de Abaíra, próximo à fronteira com o município de Piatã, na região da Chapada Diamantina, mais especificamente na sua divisão geomorfológica de Serras da Borda Ocidental, que se estendem de norte-nordeste a sul-sudeste.

Nas trilhas que lhe dão acesso a vegetação encontrada é de matas e campos de montanha, com vales estreitos e grande biodiversidade, especialmente de vegetais.

O Itobira faz parte da Área de Proteção Ambiental da Serra do Barbado, criada no ano de 1993, da qual também faz parte o ponto culminante do estado, o Pico do Barbado, em meio a um conjunto de serras que compõem a região sudeste da Chapada Diamantina. (Fonte: Wikipédia)

Antônio Carlos Aquino de Oliveira – (71) 99975 4640

Pico do Itobira

Pico das Almas

Pico do Barbado

Rio de Contas: 28, 30/05 e 01,03/06

Rio de Contas, na Bahia, está situada a uma altitude de 1.500 metros. Possui um dos maiores conjuntos arquitetônicos coloniais do estado, as 10 montanhas mais altas do nordeste brasileiro, razão pela qual é um principais pontos turísticos da Bahia, além de integrar o polo de turismo ecológico da Chapada Diamantina e de possuir povoados históricos originários dos antigos garimpos. Seu nome deriva da antiga denominação do rio Brumado, em cujas margens foi planejada a cidade, ainda no século XVII: Rio de Contas Pequeno.

Rio de Contas foi a primeira cidade planejada do Brasil. A vila de Nossa Senhora Senhora do Livramento das Minas do Rio de Contas foi criada em 1723 e teve sua sede transferida para um local planejado, o Pouso dos Crioulos, em 1745. O Pouso dos Crioulos já existia desde o século XVII.

No século XIX, todo o tráfego para o sudoeste da Bacia do Rio São Francisco era feito por esse caminho. Além disso, a Casa de Fundição trouxe à vila a técnica da joalheira, o que gerou uma metalúrgica artesanal que se transformou na base da economia local. Desenvolveu-se também a agricultura, baseada no café, cana-de-açúcar, cereais e tubérculos.

Em 1840, a Vila Nova de Nossa Senhora do Livramento das Minas do Rio de Contas teve seu topônimo simplificado para “Minas do Rio de Contas”. Em 28 de agosto de 1885, a Vila de Minas do Rio de Contas foi elevada à condição de cidade, com a mesma denominação. Em 23 de junho de 1931, o município passou a se chamar Rio de Contas. No século XX, novas corridas de ouro ocorreram, em 1932 e 1939, mas não tão significativas.

Minas Rio de Contas perdeu muito território ao longo do século XIX e início do século XX, com a emancipação de Caetité (1810), Mucugê (1847), Água Quente (atual Paramirim, 1878, reanexada a Minas do Rio de Contas em 1881 e alcançando sua emancipação definitiva em 1890), Bom Jesus do Rio de Contas (atual Piatã, 1878) e Vila Velha (atual Livramento de Nossa Senhora, 1921).

Rio de Contas preserva o traçado antigo, apresentando praças e ruas amplas, igrejas barrocas, monumentos públicos e religiosos em pedra e o casario em adobe.
O conjunto arquitetônico de Rio de Contas, constituído basicamente por edifícios da segunda metade do século XVIII e início do século XIX, foi tombado pelo IPHAN em 1980. A cidade é, atualmente, polo ecoturístico da Bahia. Além das centenas de edificações históricas da área urbana, nos arredores de Rio de Contas encontram-se vestígios de represas, aquedutos, túneis e galerias, que testemunharam a grande atividade de mineração naquele sítio.

O filme Abril Despedaçado (2001), de Walter Salles, teve parte de suas cenas rodadas em Rio de Contas, junto com a cidade de Caetité e as localidades de Ibiraba e Bom Sossego, pertencentes aos municípios de Barra e Oliveira dos Brejinhos, respectivamente.

Wikipédia
www.viagenscomaquino.com

Trecho da Estrada Real, em Rio de contas.

Sítio urbano-histórico de Rio de Contas

Cachoeira do Fraga, em Rio de Contas.

Praça Municipal de Rio de Contas

Rio de Contas – Fazenda Vacaro – Fábrica da Cachaça Serra das Almas – pousada – restaurante – área de lazer.

Rio de Contas – Cachoeira do Fraga

1 thought on “EXPEDIÇÃO 3 PICOS – CORDILHEIRA DO ESPINHAÇO

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *