EU PATRIOTA? E VOCÊ?

EU PATRIOTA? E VOCÊ?

 

Sem honestidade nenhum texto será entendido, nenhuma comunicação será eficaz, nenhuma relação será saudável e construtiva.

Não cabe neste texto abordar rótulos, autotítulos e conceitos usados equivocadamente por pessoas que não sabem o que falam, não entendem o que estão falando, mas repetem bordões exaustivamente, se orgulham de enganar e serem enganados.

Em tempos de mentiras banalizadas, mentirosos valorizados, cabe ainda falar sério desse assunto.

Se considerarmos que “Patriotas” são aquelas pessoas que trabalham, que se dedicam e se esforçam para serem úteis à sua pátria, agindo em defesa dos interesses coletivos e não de seus próprios interesses, eu poderia me dizer “Patriota”? E você, pode?

Se “Patriotas” são aquelas pessoas que se posicionam, por palavras, por atos, por comportamento e atitudes em defesa do bem comum, dos interesses da maioria da população, eu poderia me dizer “Patriota”? E você, pode?

Se “Patriotas” são aquelas pessoas que amam incondicionalmente o seu país de origem, que não medem esforços para serem úteis à sua pátria, que agem sempre a favor e em defesa da nação, eu poderia me dizer Patriota? E você, pode?

Se os “Patriotas” são pessoas que não enxergam defeitos em seu país, quem sente vergonha das suas Instituições Nacionais, dos seus líderes compatriotas e de seus representantes pode se dizer “Patriota”?

Se “Patriotismo” é um sentimento de orgulho, de amor verdadeiro, de devoção à pátria, aos seus símbolos e ao seu povo, eu posso me dizer “Patriota”? Você, sinceramente, pode?

Se o sentimento que move os “Patriotas” é amor puro dos que querem servir ao seu país sendo solidários, leais, transparentes e verdadeiros com seus compatriotas, eu posso dizer que sou um deles? Honestamente, você é?

Talvez sejam a educação, a leitura, o estudo e o conhecimento as bases necessárias para recomeçar esta nação.

As nossas Instituições, mais do que nos envergonhar, nos maltratam, humilham, saqueiam. Como respeitá-las? Como se sentir patriota neste país?

Se este é um país inseguro em todos os sentidos e direções, com gravíssimos problemas culturais, estruturais e civilizatórios, como admirá-lo?

Se este país não reconhece e não valoriza o conhecimento, o saber, o trabalho, a ciência, a ética, como respeitá-lo?

Se esta nação hostiliza seus filhos, que se hostilizam e se odeiam, como alguém pode desenvolver sentimento sadios de pertencimento por ela?

Pensar livremente não pode machucar mais do que tem machucado, não pode ofender mais do que já ofendeu, portanto, eis uma boa oportunidade de pensar, sem ufanismo, sem paixão, que nação é esta? Que pátria desejamos? Que país verdadeiramente temos?

O que estamos fazendo conosco, com nossas vidas e destinos nesta nação esbagaçada, dividida, ultrajada?

Se for para lutar, que seja por uma boa causa. Se for para viver ou morrer, que seja por uma excelente razão. Eu patriota? E você?

 

Antônio Carlos Aquino de Oliveira

1 thought on “EU PATRIOTA? E VOCÊ?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *