DIA DOS SAVEIROS
DIA DOS SAVEIROS, FESTA NO MAR.
DIA DOS SAVEIROS
O Saveiro Sombra da Lua, seus convidados e tripulação estiveram em Jaguaripe entre os dias 13 e 15 de dezembro de 2024 para celebrar o Dia do Saveiro.
No dia 14 – sábado, o dia foi de confraternização, muitos abraços e sorrisos, comida e bebida, encontro de amigos, mas o show ficou por conta de uma regata improvisada entre os Saveiros de Vela de Içar É da Vida, Mestre Carlito, Tekirease e Amigo de Verdade. Um baile, balé de velas, desfile de beldades, exibição de Mestres das suas competências, conhecimentos e destreza.
O fim da tarde sobre o Rio Jaguaripe, o por do sol que se avizinhava e a brisa leve dos bons ventos tornaram o cenário indescritível, simplesmente fantástico.
Os Saveiros iam e voltavam, bailavam, bordejavam pela frente e por trás uns dos outros.
Risos, provocações, gozações e brincadeiras que só um ambiente sadio e de tradicional cultura secular permite.
Vivas aos Saveiros da Baía de Todos os Santos!
A grande maioria dos brasileiros não tem a menor noção da história, do significado, da importância e da necessidade de se preservar os Saveiros de Vela de Içar da Baía de Todos os Santos. Os livros não contam e as escolas não ensinam a verdadeira história do Brasil, dos seus meios de transportes, seus indutores de desenvolvimento.
Os Saveiros estão em risco de extinção, os Mestres Saveiristas, os marceneiros e carpinteiros navais capazes de construir e recuperar Saveiros estão morrendo.
Um país e um povo que não preservam o seu patrimônio cultural, as suas tradições, nunca serão uma nação, nunca serão uma sociedade civilizada.