DE VOLTA À CHAPADA DIAMANTINA – IV

DE VOLTA À CHAPADA DIAMANTINA – IV

Todas as vezes que tenho a oportunidade de passar pelo Guiné, pela região do Vale do Pati, procuro beber nas águas límpidas da sabedoria de Seu Wilson, do mais simples e natural, do valente além do corajoso. Um café feito na hora no fogão de lenha, a prosa sincera cercada de alegria de estar entre amigos.

https://globoplay.globo.com/v/3704733/

DE VOLTA À CHAPADA DIAMANTINA – IV

A história de Wilson e de sua família, do seu Pouso dentro do Vale do Pati, tem todos os componentes da história da formação rural econômica ambiental da Chapada Diamantina. A Gente do Vale do Patí é tão bela e forte quanto aquela fantástica região.

O Morrão na Chapada Diamantina tem uma altitude estimada de 998 metros, na majestosa Serra do Sincorá, na mesma região e ambiente do Morro do Pai Inácio, Morro do Camelo, Cachoeira da Fumaça e muitas outras formações indescritíveis, ainda mais quando adornadas pelo Sol ou pela Lua.

São 3 km de estrada de terra, como a maioria das estradas do Parque até onde fica o carro. Depois começa a caminhada até a maravilhosa Cachoeira das Águas Claras, que fica quase no pé do Morrão, a 1.100 metros, fácil e confortável caminhada. Daí em diante há de se mobilizar disposição, coragem e determinação para ascender a curta distância em metros lineares mas de vertiginosa subida.

Como nos Picos de Itobira, Barbado, das Almas, são escaladas não profissionais onde ajoelhar sem a intenção de rezar, escorregar de bunda como meio de mobildade, engatinhar faz parte.

Para quem se propõe o esforço, a dedicação, é mágico chegar ao cume. A sensação de chegar e estar é incrível, a visão 360⁰ mais ainda. Geralmente o que se sente em fazer tais expedições não tem tradução em palavras.

Dos Cartões Postais das Chapadas do Brasil, o Morrão é um deles, deslumbrante paisagem da Chapada Diamantina, acessível apenas aos que se dispõem a um trekking de gente grande, classificado por alguns Guias como muito difícil, mas acessível. Para quem gosta e entende, vale cada gota de suor ou desconforto / fortalecimento muscular.

Dormir e acordar no Morrão, uma fantástica experiência, havia sido proibida por causa de irresponsáveis que provocam incêndios por falta de cuidados nos acampamentos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *