DA TRILHA NO VALE DO PATI

SEGUINDO AS REGRAS DA NATUREZA

As maiores histórias das grandes conquistas e feitos dos homens nunca foram contra ou sobre a Natureza, mas com a sua permissão. Os sábios sabem disso. Nessa noite passada, de segunda para terça-feira trovejou e choveu mais que de domingo para segunda aqui em Mucugê. Pontes e pontilhões foram destruídos, estradas interditadas para carros comuns. Resolvemos fazer pequenas trilhas e visitas enquanto esperamos, na lógica do que o tempo permite e concede, vamos ver se de amanhã a sábado conseguimos fazer uma incursão no Vale do Pati. Por hora, na chuva e com água para todos os lados vamos vivendo a Chapada.

 

 

 

Por todos os lados as árvores carbonizadas, incineradas e mortas são os sinais da estupidez humana. Mas, as chuvas fazem rebrotar verde e vida por todos os cantos e lados. Mais que lições, a Natureza mostra a sua imensa generosidade, a sua capacidade de regeneração.

 

Cachoeira da Piabinha, Parque Municipal da Sempre Viva – Mucugê

Cachoeira de Donana – Rio Paraguaçu – BA 142 Entre Andaraí e Mucugê

 

 

O Brasil tem tantas histórias dentro da sua história que caberia em todos os brasileiros uma vida de estudo, conhecimento e aprendizado… (Museu do garimpo)

Força indomável. Caminhos de lágrimas, chuva. Voz rouca, ronco, grito ensurdecedor, clama cuidados, chora dor. Não dorme nem acorda, não tem ontem nem amanhã, ora cheia, ora vazia. Beleza selvagem, cor que não se descreve. Corre livre, como todos que sabem sua razão de existir, onde chegar. Não tem conteúdo, tem volume, hidrogênio, oxigênio, química. Ser majestosa, simples gigante, não ser coisa nem objeto, nem ser sujeito, ser apenas essencial e necessária à vida. (Cachoeira do Bate Palmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *