CACHOEIRAS, MORROS, PICOS E SERRAS
CACHOEIRAS, MORROS, PICOS E SERRAS QUE JÁ VISITEI E RECOMENDO.
Apresento algumas das cachoeiras, morros, picos e serras que visitei e recomendo a visita a quem tiver a oportunidade.
Cachoeira da Fumaça, localizada no município de Palmeiras – Bahia – Parque Nacional da Chapada Diamantina. Com seus incríveis 380 metros de altura é considerada a maior do Brasil. Já fiz cinco expedições de visitação a ela, um de frente e outras por cima. Ainda não a visitei por baixo. Quando a vazão é pouca ou média a água volta em forma de “fumaça” pela força do vento sobre o paredão.
A Cachoeira do Tabuleiro fica na Serra do Espinhaço, no município de Conceição do Mato Dentro. A mais alta queda d’agua de Minas Gerais e terceira maior do Brasil, com seus majestosos 273 metros de queda livre, é formada a partir de um paredão de beleza monumental, em forma de coração, para quem a visita de frente e por baixo. Já a visitei por cima e por baixo.
O Morro do Pai Inácio fica no município de Palmeiras, a 26 km da cidade de Lençóis, às margens da BR-242, no Parque Nacional da Chapada Diamantina, com seus 1.150 metros e uma ascensão moderada de 20 a 30 minutos. O por do Sol lá de cima é imperdível, além da visão dos outros morros e cenários da região.
O pico da Bandeira é terceiro mais alto do Brasil e o ponto mais alto dos estados do Espírito Santo, de Minas Gerais e de toda a Região Sul, com seus imponentes 2.891 metros. Fiz a ascensão uma única vez, a partir da cidade do Alto Caparaó em uma trilha de dia inteiro, sem acampar. Há de se escolher bem a época de ir, pelo frio e pelo risco de nuvens que impossibilitam ver qualquer coisa. O nascer do Sol lá de cima é impagável! A região é lindíssima, cheia de atrações que merecem uma semana de passeios sem pressa.
O Pico do Barbado é o ponto mais alto do Nordeste brasileiro e da Bahia, com 2.033 metros. Localizado no limite entre os municípios de Rio do Pires e Abaíra. Nas três Expedições que participei até o cume, sempre tive a cidade de Piatã como base.
O Pico do Itobira é o segundo mais alto do Nordeste, com seus 1.970 metros de altitude. É um dos passeios mais bonitos da Chapada Diamantina, desafiador, com uma trilha que começa com um nível médio de dificuldade e vai em um crescente, na medida em que o pico vai se aproximando. Para aproveitar, fizemos trilha e ascensão em um dia, saindo às 6h e regressando às 19h, contando o tempo de deslocamento de carro ida e volta – 50 km, de trilha – 10 km, observação e descanso. Tudo isso caminhando sobre jardins de orquídeas, bromélias, velósias, sempre-vivas e até cristais (não sei se ainda tem). Lá do alto, em dia claro, avista-se o Pico das Almas, a Serra do Barbado, a Serra do Sincorá, a Barragem do Rio Brumado e a Cidade de Rio de Contas, com direito a um banho de cachoeira e nos poços quando há água.
A Serra das Almas é um conjunto de montanhas localizado entre os municípios de Rio de Contas e Livramento de Nossa Senhora, ambos situados no sudoeste da Bahia. Seu ponto mais alto é o Pico das Almas, com 1.958 metros, que escalei uma única vez, até agora, mas valeu muito. Trilha de dia inteiro para ir e voltar no mesmo dia, sem acampar.