As imperdíveis lições do primeiro animal de estimação – Por Antônio Carlos Aquino de Oliveira
Pais e Mães verdadeiramente conscienciosos e educadores sabem que quando seus filhos lhes pedem um animal de estimação, especialmente o primeiro, abre-se uma imperdível oportunidade da primeira grande lição de responsabilidade, cuidado, atenção, empatia e respeito, perdas e danos, alegrias e tristezas que pode ser dada às suas crianças.
Nessas fantásticas oportunidades, Mães e Pais comprometidos com a melhor formação do caráter dos seus filhos lhes informam os direitos e deveres, cuidados e responsabilidades, obrigações e privilégios, custos e benefícios de ter um animal de estimação, cuidar dele. Não negociam o assunto antes de estabelecer as regras do “ter e cuidar”.
As crianças aprendem nessas oportunidades que as escolhas têm consequências, custos, aprendem valores fundamentais para toda a vida.
Quando as crianças quebram os pactos e condições estabelecidos, os Pais e Mães devem ser rigorosamente exemplares no fundamental ensinamento de que todas as escolhas pressupõem renúncias e sacrifícios, por todo o sempre. Não podem abrir mão do exemplo e cobrança.
Sem dúvida, para quem sabe aproveitar, os animais de estimação podem ser grandes fontes de ensinamentos, formação de caráter e valores para a infância e juventude para toda a vida.
Antônio Carlos Aquino de Oliveira
Administrador, Consultor, Palestrante e Empresário do setor de publicidade
Muito bom!
Cuidar de um ser vivo pode ser uma grande experiência: traz alegrias e ensina responsabilidades. Também é uma grande oportunidade de cultivar respeito e empatia pelo próximo, que pode ser um cão, um gato, uma criança, um idoso, uma árvore…
Afinal, somos partes do Todo. Viemos da mesma Fonte Criadora.