A NATUREZA DO SOFRIMENTO

A NATUREZA DO SOFRIMENTO

 

 

A NATUREZA DO SOFRIMENTO

As nossas experiências de vida nos ensinam que são três as origens dos nossos sofrimentos e dores. Duas delas são de origem pessoal, individual, própria. Decorrem das nossas escolhas, atitudes, práticas, hábitos e costumes.

A terceira é mais complexa, decorre das nossas relações externas, das nossas vidas em sociedade, independe das nossas vontades, das nossas responsabilidades e ações. Nesse contexto está a política, a economia, a sociologia e as terríveis consequências das práticas dos seres humanos com e na natureza.

Não são as árvores que plantamos, as nascentes que preservamos, os incêndios que não provocamos, os cuidados que tivemos com o meio ambiente que vão salvar o mundo, mas são as insanidades dos seres humanos que irão destruí-lo.

Pagar pelas consequências dos erros e da irresponsabilidade alheias talvez seja a mais dolorosa forma de sofrimento, pois independem de nossa vontade e ações. Estamos isentos de culpa, inocentes, somos apenas e simplesmente vítimas.

É exatamente essa terceira fonte de dor e sofrimento que tem nos dado mais desconforto, causado mais angústia, ansiedade e o insuportável sentimento de impotência, solidão e isolamento.

Se são os seres humanos os animais mais predadores do planeta, talvez a Terra pudesse ser mais feliz sem eles.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *