barbárie das ideologias

A barbárie das ideologias (conveniências e interesses perigosos) – Por Antônio Carlos Aquino de Oliveira

Pude ver de perto em Santiago, a bela (em choque e crise) capital do Chile, as consequências da dita bipolaridade ideológica que graça e desgraça na América Latina nos últimos anos, com uma coisa em comum entre elas: o Estado, as instituições e os políticos contra a sociedade.

Conversei com muitos irmãos chilenos e argentinos, suas queixas e críticas nos são comuns. Independente de lado e cor, os retrocessos administrativos – gerenciais e de governo em toda a América do Sul estão destruindo as nações.

A Venezuela jamais poderia ter chegado aonde chegou, e seu exemplo precisa ser observado e evitado. Quando escrevo “sociedade”, unifico todos os filhos de uma nação, independentemente de classe social, cor, credo e outras definições separatistas das modernas classificações de gente.

Santiago, a mais traumatizada das capitais latinas, está triste, em choque e em cheque. Vandalizada, agredida e tumultuada, Santiago é o retrato de sistemas e regimes que se revezam no poder preso a ideologias ultrapassadas e cartéis de políticos iguais, de práticas, hábitos e costumes iguais. Há miséria e fome explicita. Urge uma nova ordem!!!

Novas constituições não resolvem tão graves problemas se não mudarem os líderes e suas práticas. Dogmas precisam ser abandonados em nome da paz, da harmonia entre irmãos, do crescimento econômico e social sustentável e inclusivo.

Apesar de tudo isso, Santiago continua com seus bons bares, restaurantes, vinícolas, igrejas e museus acessíveis, digna de ser visitada. A situação do Chile nos angustia, entristece e preocupa, pois é um pouco de nossa casa a casa dos nossos vizinhos. O Chile é lindo e cabe a todos os civilizados lutarem por sua preservação!

Antônio Carlos Aquino de Oliveira, Colunista, Falando Sério

 

 

 

 

Antônio Carlos Aquino de Oliveira

Administrador, Consultor, Palestrante e Empresário do setor de publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *