Expedição 3 Picos – Cordilheira do Espinhaço – IX
Expedição 3 Picos – Cordilheira do Espinhaço – Pico do Barbado
Expedição 3 Picos – Cordilheira do Espinhaço – IX
O nosso último objetivo nessa Expedição à Serra do Espinhaço, de 02 a 10 de março de 2024, era e foi o Pico do Barbado, o ponto mais alto da Bahia e do Nordeste brasileiro, com 2 033 metros de altitude.
O fantástico Barbado está localizado no limite entre os municípios de Rio do Pires e Abaíra, na Bahia, entre as cidades de Piatã e Rio de Contas, nossa base na viagem por sete noites. Essa maravilha da natureza se encontra na Área de Proteção Ambiental da Serra do Barbado, rica e exuberante tesouro botânico, integrante da Chapada Diamantina e da Cordilheira do Espinhaço.
A Chapada Diamantina é composta por 23 municípios, com diferentes infraestruturas para o Turismo, sendo Lençóis, Mucugê, Rio de Contas e Palmeiras – Capão os mais preparados. Isso dá a dimensão do potencial da região.
A expansão do agronegócio e seus latifúndios, dos médios e pequenos agricultores, a consolidação das comunidades quilombolas, a expansão (inchaço) de povoados e cidades sem planejamento compromete o território que, no século XVIII, era ponto de convergência de garimpeiros e todos os tipos aventureiros em busca de ouro e diamante.
No século XIX a descoberta de diamante em abundância nos cursos d’água de Mucugê, Lençóis e outros minerais, como em Morro do Chapéu – Vila do Ventura, trouxe para a região imigrantes exploradores que ali se instalaram até 1871.
Estabelecer objetivos e alcançá-los – Eis um prazer indescritível! Fiz oito ascensões aos três maiores Picos do Nordeste… outros desafios me esperam!
2.033 metros acima do nível de Mar, na Bahia: Pico do Barbado!
São seis etapas de uma viagem de ascensão aos Picos da Serra do Espinhaço:
1. Trecho de terra da Pousada ou local de estada ao ponto em que se deixa o carro, por estradas de chão.
2. Início da caminhada por planícies, planaltos, vales e montanhas;
3. Ataque ao Cume, partes mais íngremes;
4. Descida, começando pelos trechos mais inclinados;
5. Travessia de retorno por todos os trechos percorridos na ida;
6. Trechos de carro por estradas de chão. A volta exige tanto ou mais atenção que a ida. O estado emocional, as motivações e as condições físicas da ida são inversas às da volta.
Quando concluímos a primeira etapa para ascensão ao Pico do Barbado, o trecho de carro.
A primeira e a última etapa das viagens de cada dia: rally!