DE VOLTA À CHAPADA DIAMANTINA – VI
DE VOLTA À CHAPADA DIAMANTINA – VI
POUSADA DO CAPÃO
DE VOLTA À CHAPADA DIAMANTINA – VI
Sou apaixonado por “Histórias”.
Pelas histórias do mundo, das pessoas, das minhas, dos meus amigos, dos meus amigos comigo e as minhas com eles.
Histórias são aulas, lições e ensinamentos de tudo. Aprendizado para os que se dispõem a aprender. Nelas coube e cabe tudo.
Quando se vê o hoje, é no ontem que estão guardadas as histórias de como aqui se chegou, o que se tem, o que se é, o que se fez.
Já se vão mais de trinta anos que estive com meu amigo Emmanuel Requião no distrito de Caeté- Açu – Vale do Capão pela primeira vez. Manú estava apaixonado por aquele pedaço de paraíso e ali havia enterrado sua pedra filosofal – existencial.
É fantástico quando alguém define o “seu lugar”, constrói, cuida, zela e ama.
Volto a encontrar o amigo nesse junho de 2023, na sua maravilhosa Pousada do Capão. Não me lembro de ter me hospedado em outro lugar nas inúmeras vezes que estive lá. Acompanhei todas as fases até o atual estágio de trinta e três apartamentos dos mais diversos tamanhos, dois restaurantes, teatro e concha acústica, loja, sala de jogos, rio, sauna, trilha, piscina aquecida.
O cenário é o mesmo que encantou Manú há quarenta anos, a energia está mais refinada. Quem, como eu, viveu a história de Emmanuel sabe o que está por trás de cada pedra, cada árvore, cada porta e janela que está ali.
Abraçados celebramos a vida, o que cada um fez e é, as trajetórias e as histórias, o que aprendemos, praticamos e ensinamos a quem se dispõe a ouvir.