FESTAS JUNINAS
SÃO JOÃO, A GRANDE FESTA DO NORDESTE
FESTAS JUNINAS
O Dia de São João é comemorado em 24 de junho, para lembrar o dia em que nasceu João Batista, o profeta que previu o nascimento de Jesus Cristo. A data cristã é celebrada em diversos países, mas para nós, nordestinos, é motivo das mais autênticas e melhores festas durante todo o mês, celebrando també,m Santo Antônio e São Pedro, coisa de nordestinos, não de anjos!!!!
Geralmente nessa época do ano, no interior do sertão, da caatinga e do cerrado, é frio, razão e desculpa para muito licor, cachaça, quentão, vinho e tudo que tenha álcool. Comida em fartura o dia todo, todos os dias.
É festa de dançar, e dançar forró rima com saber e gostar da arte de arrastar os chinelos, mexer os quadris, cantar as músicas que são eternas, atemporais. É festa de se arrumar a caráter, de confraternização, de alegria contagiante.
São João não é Carnaval, não combina com samba e outras modernagens.
A convite de Targino, e na companhia de Edilson e Maurício, dos amigos Emanuel, Alexandre, Rembrandt, Sandra, Carloman e outros, ficamos três dias na Chapada Diamantina entre cachoeiras, feiras, povoados e vilas, poços e rios, bares, restaurantes e muito forró!!!