V EXPEDIÇÃO À SERRA DA CANASTRA – O RETORNO
A V EXPEDIÇÃO À SERRA DA CANASTRA CHEGA AO FIM EM 05/11/2022.
V EXPEDIÇÃO À SERRA DA CANASTRA – O RETORNO
Por razões pessoais César voltou para São Paulo de ônibus, na sexta-feira à noite. Edilson e Geraldo retornaram no sábado à tarde, e eu e Rianner mantivemos a programação original com o regresso programado para domingo.
Após o café combinamos irmos juntos pelas trilhas da Serra, com 41 km de estradas rurais, até o Glória, onde nossos caminhos se separariam. Eles com destino a São Paulo e nós com destino a Capitólio/Escarpas, no domingo BH e na segunda eu regresso para Salvador. Programamos almoçar juntos no Restaurante da Pousada Vale dos Canteiros.
A saída foi tão maravilhosa e extasiante quanto todos os outros dias que passamos na Serra da Canastra, aprendendo e vivendo. Impossível descrever os sentimentos, apenas parte do que vimos e fizemos.
Trajeto São Roque de Minas a São João Batista do Glória pelo alto da Serra da Canastra, passando por Vargem Bonita, Cachoeira Sileno, Cachoeira Pedro Belém, Vale dos Canteiros, Pousada Guardião da Serra, Pousada Vale dos Canteiros, Cachoeira do Barulho, Cachoeira da Vitória, Pousada Pé de Serra, Pousada Portal da Serra.
Após nos despedirmos de Geraldo e Edilson fomos para os Cânions de Furnas. Pudemos ver, além das maravilhas da natureza, o local do desastre/acidente que vitimou dez pessoas no fatídico desmoronamento de uma parede sobre as lanchas que estavam no lago.
Essa parte clara, à direita, foi toda a placa que desabou.
Igreja Matriz de Capitólio São Sebastião.
O turismo na região ainda sofre o fortíssimo impacto da repercussão dos fatos.
O potencial turístico do Brasil tem o tamanho do país, mas os desafios a serem enfrentados têm a mesma proporção. Em todos os sentidos, as noções de limites não são respeitadas.