O QUE MUDOU DEPOIS DO CAMINHO DE SANTIAGO

O que mudou na minha vida depois do Caminho de Santiago.

O que mudou depois do Caminho de Santiago?
Alguns amigos me perguntam se me sinto transformado, renovado.

O que mudou na minha vida foi a clareza na maneira de me ver e de ver o mundo. Ao fazer o Caminho de Santiago, andei de forma diferente por trilhas estranhas de um caminho que comecei quando dei meus primeiros passos. Algumas respostas vieram, alguns valores se consolidaram, alguns defeitos ficaram mais claros e algumas virtudes estão mais cristalinas. Há um mundo real no qual me insiro e sobre ele não tenho ingerências ou influência. Adequar-me a ele é o meu grande desafio. Me permitir sair momentaneamente dele, olhá-lo de fora, do alto, não foi fácil, pois ele é real, é verdadeiro, e é nele que vivo neste momento. Não nos contaminarmos com o que não nos cabe ou pertence, com o lado negativo e violento das coisas, e ao mesmo tempo estarmos cada vez mais sintonizados com o que nos faz bem e nos harmoniza é nosso maior desafio. Nisso tudo se insere a sobrevivência, a família, os negócios, a empresa, o meu país e o mundo. Sou parte disso tudo.

Não faço e não pretendo fazer curso para ser anjo ou santo, para me transformar num ser humano sem emoções e sentimentos, para mudar a minha essência. Apenas busco nesse complexo contexto ter a paz possível. Busco estar bem, me sentir melhor para ser melhor para mim e para os que me importam, para os que acreditam e gostam de mim. Vejo-me agora, mais que nunca, um passageiro, um caminhante inquieto em busca de respostas para as dúvidas, que mudam todos os dias junto com o tempo e a idade que passa. Saber cada vez mais o que quero, ter certeza do que não quero, ver com mais clareza quem sou e como sou, valeu o caminho e vale toda essa caminhada. Sigo caminhando, sem parar, até o dia em que o Divino entenda ter chegado o fim da minha jornada.

Sei onde me levaram os caminhos que caminhei. Com erros e acertos, eu os escolhi.
Tenho as melhores expectativas de para onde me levarão os caminhos que tenho escolhido. Tive toda a força, a coragem, os medos, as dúvidas, as angústias, as ansiedades e determinação para chegar onde cheguei. Em tudo a fé que agradece e ensina o arrepender. Em tudo, os caminhos percorridos, agradeço a Deus, os caminhos de hoje e os de amanhã, peço a Deus!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *