Editorial: 2020 – Um Ano Difícil. Que Venha 2021!
Os melhores e piores anos vividos e passados marcam fortemente a vida das pessoas normais. A atitude de cada um é que faz toda diferença.
Como já dizia Roberto Carlos, “daqui pra frente, tudo vai ser diferente, você vai ter que aprender a ser gente e seu orgulho não vale nada, nada!”.
Para quem se dispôs a aprender, 2020 foi um ano educativo, em todos os sentidos, mas, isso cabe a cada um avaliar individualmente, fazer o balanço de perdas e danos, lucros e prejuízos, crescimento e estagnação. Quem aprendeu as lições e fez o dever de casa com disciplina e atenção com certeza estará mais apto a aproveitar melhor o novo ano.
2021 começa com novos prefeitos e vereadores que terão desafios inéditos, embora as eleições e campanhas só tivesse de novidade o fato de se dar em meio a uma Pandemia. A população de Salvador optou pela continuidade e isso tem muitos sentidos: satisfação com o que foi feito e esperança que continue a dinâmica e ritmo até então implantados. Não será fácil diante dos desafios de uma economia com imensa dificuldades, mas, Salvador sai em vantagem, pois apenas a conclusão das obras já iniciadas não será o pouco, independentemente das prometidas. A Câmara tende a ser parceira de um projeto que os eleitores aprovaram. Isso é da Democracia.
Mas, por outro lado, a realidade da cidade, do estado e do país é extremamente complexa, seja pelas questões de desemprego e queda de renda, seja pelos problemas de segurança, educação e saúde pública em plena crise institucional – política sem fim. O país se mantém absurdamente dividido, radicalizado e intolerante sem cenários animadores no horizonte.
Para que o amanhã seja melhor o hoje deveria ser bom, ao menos razoável, mas não é o que se vê.
Portanto, como dito no começo do texto, quem aprendeu a lição tende a se dar melhor no novo ano. Quem se manteve com saúde física e mental, que cortou excessos e focou na eficiência que a simplicidade e a simplificação permite, quem estudou e se aperfeiçoou nas profissões e habilidades, quem não se contaminou com as desinformações e negações absurdamente disseminadas nas redes sociais estão mais aptos para ter um 2021 melhor que 2020.
Nós apostamos na esperança com trabalho, na fé com ação, na ciência e na realidade como base de decisões corretas e coerentes. Nós acreditamos que os melhores seres humanos sejam capazes de fazer um mundo melhor e buscamos estar entre eles.
Feliz 2021 Salvador, Bahia, Brasil e o Mundo!
Antônio Carlos Aquino de Oliveira
Administrador, Consultor, Palestrante e Empresário do setor de publicidade
Excelente reflexão sobre o momento atual.
Parabéns !
O aprendizado é um processo complexo, que não aparece no fim do ano letivo, mas na pratica da vida cotidiana.